Em mais duas visitas técnicas realizadas nesta semana, o mandato do Vereador Irlan Melo reforçou o compromisso com os moradores da Região Oeste de Belo Horizonte, que enfrentam graves problemas estruturais e riscos à vida devido à negligência do poder público. As vistorias aconteceram nas ruas Zilah Rodrigues, no bairro Havaí, e Deputado Sebastião Nascimento, no bairro Palmeiras.
Na Rua Zilah Rodrigues, na altura do número 184, a situação é crítica. A encosta às margens do Córrego Cercadinho cede a cada nova chuva, colocando em risco a estrutura de diversas casas. A Defesa Civil já emitiu laudos orientando a desocupação de alguns imóveis, e a UBEL confirmou, em vistoria anterior, a urgência da construção de um gabião no local. Apesar das inúmeras visitas técnicas, ofícios e promessas feitas pela Prefeitura nos últimos anos, a obra ainda não saiu do papel, e os moradores seguem vivendo com medo.
Já na Rua Deputado Sebastião Nascimento, próximo ao número 1860, o problema também é grave. As casas estão sobre uma ribanceira que vem cedendo, e o risco de desabamento é real. Além disso, há sérias falhas de sinalização no trecho final da via, onde já aconteceram diversos acidentes, principalmente à noite, devido à má iluminação. Os moradores também relataram a abertura de uma nova via, como continuação da Rua Silvio Menecucci, feita pela própria comunidade, e que agora precisa ser urbanizada e regularizada.
O Vereador Irlan Melo, por meio de sua equipe, está reiterando todos os ofícios já enviados e reforçando os pedidos com novos documentos à Prefeitura e à BHTrans. Entre os encaminhamentos solicitados, estão:
- Execução urgente da obra de contenção com gabião na Rua Ziahá Rodrigues;
- Retorno oficial da Prefeitura sobre o projeto de revitalização ou desapropriação na Rua Deputado Sebastião Nascimento;
- Urbanização da nova via aberta pelos moradores na continuação da Rua Silvio Menecucci;
- Instalação de sinalização de segurança na Rua Deputado Sebastião Nascimento, como placas de pista escorregadia, proibição de caminhões e contramão, para evitar novos acidentes.
“Essas famílias vivem em constante risco, com medo de perder suas casas ou até suas vidas. Não é justo que promessas sejam feitas e os moradores sigam abandonados. Estamos cobrando com firmeza e vamos acompanhar até que as obras sejam executadas”, afirmou o vereador Irlan Melo.
O mandato seguirá vigilante e atuante, buscando soluções concretas e urgentes para garantir segurança e dignidade aos moradores dessas regiões.



