Antissemitismo nas escolas: quando o discurso de tolerância se transforma em intolerância

Na manhã desta quarta-feira, 22 de outubro o vereador Irlan Melo presidiu uma audiência pública realizada pela Comissão de Educação da Câmara Municipal de Belo Horizonte para debater o preocupante crescimento das manifestações antissemitas em Belo Horizonte, especialmente nos ambientes escolares e universitários.

O evento reuniu representantes da Federação Israelita de Minas Gerais, o historiador Carlos Reis (presidente do Museu do Holocausto de Curitiba), o executivo André Leist (presidente da Stand With Us Brasil), além de representantes da comunidade judaico-messiânica e da sociedade civil em geral.

Durante o encontro, foram abordados temas como a invocação de apoio a grupos terroristas como o Hamas por parte de setores ligados à esquerda, sindicatos de professores e manifestações públicas com discursos de ódio contra judeus e contra o Estado de Israel.

“O objetivo desta audiência é promover um debate público e qualificado sobre a verdadeira tolerância e respeito à diversidade, valores tão proclamados e, infelizmente, por vezes descumpridos”, afirmou Irlan Melo. Ele ressaltou que, visando à transformação educativa, será realizada uma reunião entre a Federação Israelita e representantes da comunidade judaica municipal para discutir a inserção de conteúdos que combatam o antissemitismo no currículo das escolas municipais de Belo Horizonte.

Como parte dos encaminhamentos, o vereador anunciou também a proposição de projetos de lei para punir o apoio a grupos terroristas e discursos antissemitas no município.

Com esse esforço, a Câmara de BH reafirma seu compromisso com uma cultura de paz, liberdade religiosa e convivência plural, valores essenciais para a educação, a cultura e o futuro de nossas crianças e adolescentes.

Notícia veiculada no site da Câmara Municipal.
Fotos da audiência.
Clique aqui para assistir a audiência.