A acessibilidade nas escolas em Belo Horizonte merecem nossa atenção. No último ano visitamos diversas escolas em BH a fim de verificar as condições estruturais, de atendimento e segurança e acessibilidade dos alunos. A Escola Oswaldo França Júnior, no bairro São Gabriel, regional Nordeste, chamou muito a nossa atenção. A falta de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Era necessário um elevador para possibilitar a presença dos alunos com deficiência em salas de aula. Então cobramos da Secretaria de Educação e do Prefeito, uma intervenção urgente e agora ficamos felizes em anunciar que as obras já se iniciaram na escola.
Acessibilidade nas escolas e qual a importância disso?
Toda pessoa com deficiência (física, intelectual, visual, auditiva) deve ter direito à igualdade de oportunidades assegurada. De acordo com a Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB), isso deve começar ainda na fase escolar, a partir do contato com práticas e metodologias que garantam a acessibilidade na escola.
A rede regular de ensino deve oferecer educação especial para qualquer aluno com deficiência. Esse processo exige mudanças na maneira de conduzir as aulas e também no modo de se relacionar com as turmas e famílias. Em outras palavras, é preciso preparo por parte dos educadores e profissionais envolvidos na gestão escolar.
Apesar da importância desse tema, muitos locais ainda não contam com as adaptações necessárias para atender públicos tão diversificados. Nesse sentido, é importante buscar melhorias o quanto antes para que a inclusão escolar se torne uma realidade comum.
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