Construção de rotatória ligando o Tirol ao Lindeia, sem uma passagem de nível, também foi questionada
Ao apresentar ante-projeto para desafogar o trânsito na Região do Barreiro, no trecho que liga o Tirol ao Lindéia, Regina e adjacências, a BHTrans e a Concessionária de Transporte de Carga MRS Logística S.A. foram questionadas pela comunidade, em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, nesta quinta-feira (9/12). Reivindicando participação na elaboração da proposta, os moradores argumentaram que a construção de um viaduto entre as Ruas Aderbal Rodrigues Vaz e Fabiano Taylor; e de uma rotatória na Rua Antônio Eustáquio Piazza, com a eliminação de uma passagem de nível (cruzamento de linha férrea com estrada ou rua), não resolverá o problema de congestionamento, que vem causando riscos à população. O projeto, que prevê ainda alargamento de viaduto ferroviário entre a Avenida Tereza Cristina e a Avenida do Canal, aguarda aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU) para início das atividades. Para a execução das obras também é necessário que o governo federal renove a concessão com a MRS. A proposta ainda será encaminhada oficialmente à PBH, para análise da BHTrans, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).
No início da audiência, Ricardo Alves de Godoy, da BHTrans, apresentou traçado do ante-projeto, desenvolvido junto à MRS, destacando que a proposta ainda será encaminhada à Sudecap, que vai avaliar a parte estrutural e de obras, enquanto a empresa de trânsito analisa a sinalização e a acessibilidade. Elisabeth Gomes de Moura, outra funcionária da BHTrans, informou que a empresa e a Sudecap não receberam até o momento o projeto executivo, somente o traçado, ressaltando que este ainda não foi aprovado pela PBH. Ela destacou que a MRS firmou termo de compromisso com as Prefeituras de Belo Horizonte e de Contagem para aprovação do projeto.
Propostas apresentadas
Confirmando os dados apontados no traçado apresentado pela BHTrans, o representante da Concessionária de Transporte de Carga MRS Logística S. A, Sergio Henrique Carrato, disse que a proposta da PBH é que sejam realizadas pela MRS a construção de um viaduto rodoviário entre as Ruas Aderbal Rodrigues Vaz e Fabiano Taylor, bem como a construção de uma rotatória na Rua Antônio Eustáquio Piazza, eliminando-se a passagem de nível e mantendo-se somente a passagem de pedestres no local. Também está previsto o alargamento do viaduto ferroviário entre a Avenida Tereza Cristina e a Avenida do Canal, na região da PUC Barreiro.
Esclarecendo que o projeto seguiu premissas recomendadas pela BHTrans, e que o mesmo está pronto, mas que ainda será entregue oficialmente, Sérgio Carrato salientou que não há proposta para desapropriação de imóveis, o que deve ser negociado com a Urbel. O projeto aguarda aprovação do TCU para início das atividades, mas ainda é Para o empresário, a expectativa é que a concessão seja renovada no primeiro semestre de 2022, estimando-se que, também no ano que vem, seja elaborado o cronograma de obras. O projeto será encaminhada à PBH, para análise da Sudecap, BHTrans e Urbel. Em seguida, pode ser disponibilizada aos vereadores.
Pontos questionados
O presidente da Associação Comunitária Conjunto Túnel de Ibirité, Glauber Barcelos Gomes, afirmou que a comunidade gostaria de ter acesso não somente a imagens do ante-projeto, mas ao projeto estrutural e à planta baixa. Na oportunidade, sugeriu alças auxiliares no local para desafogar o trânsito. O presidente da Associação Tirol Ativo, Edson Amorim Resende, argumentou, por sua vez, que a Rua Fabiano Taylor não liga somente vias da Região do Barreiro, mas de outros bairros, como Lindeia, Via do Minério, Vale do Jatobá e Tirol. Para ele, a construção de uma rotatória na região não resolverá o problema de congestionamento. Já Rômulo Venades, morador do Bairro Túnel de Ibirité, cobrou a apresentação do projeto à comunidade, para que a mesma avalie e possa opinar. Segundo ele, a preocupação dos moradores não é somente com a passagem de nível, mas com a qualidade de vida e do serviço prestado.
Contrária à construção de um viaduto e de uma rotatória no local, a líder comunitária do Túnel de Ibirité, Marilene Portes Pereira Sena de Carvalho, defendeu a construção de uma passagem de nível para veículos no trecho entre Rua Oito e Rua Marrocos, em direção aos Bairros Regina, Lindeia e Jatobá. Ela destacou o risco enfrentado pela comunidade, lembrando a existência de sete escolas na região.
Ao final do encontro, o vereador Irlan Melo (PSD), que requereu a audiência, informou, por sua vez, que será marcada nova reunião com o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, com a participação de técnicos da secretaria, da Sudecap e da BHTrans, para tratar de todas as questões discutidas na audiência. O vereador propôs, ainda, a realização de visita técnica ao local. O tema foi anteriormente pela comissão em audiência pública.
Líder comunitária do Túnel de Ibirité, Marilene Portes Pereira Sena de Carvalho Presidente da Associação Comunitária Conjunto Túnel de Ibirité, Glauber Barcelos Gomes Presidente da Associação Tirol Ativo, Edson Amorim Resende Transporte de Carga MRS Logística S. A, Sergio Henrique Carrato Elisabeth Gomes de Moura – BHTrans Traçado do ante-projeto, desenvolvido junto à MRS
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