O cadastro escolar relativo ao ano de 2021 nas escolas municipais de Belo Horizonte será realizado em etapas e automatizado, devido à pandemia de coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Educação nesta segunda-feira (21).
Conforme nota divulgada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), decisão ocorre para minimizar aglomerações e “ansiedade” em quem procurar atendimento na rede municipal. A primeira fase começa nesta quarta-feira (23) e continua até o 19 de outubro.
Responsáveis por 19.799 alunos que estão atualmente matriculados em escolas de educação infantil e creches do sistema público que migram no próximo ano para o ensino fundalmente poderão “confirmar pelos celulares a matrícula na escola mais próxima de sua residência, indicada pelo próprio sistema, sem necessidade de sair de casa”, diz a prefeitura.
No site do Executivo municipal, um sistema eletrônico permitirá que os responsáveis digitem o CPF e nome do aluno para que seja determinada a escola mais próxima, na qual “a vaga está garantida”, pontua a PBH.
“A confirmação vai gerar um termo de matrícula, considerado como assinado eletronicamente. Este termo irá direto para a nova pasta que o aluno terá em 2021”, diz o texto encaminhado à reportagem.
Documentos necessários para realização da matrícula serão digiralizados e transferidos às secretarias de instituições de ensino.
“Aqueles que não ficarem satisfeitos com a vaga indicada ou que não encontrarem seu encaminhamento eletrônico, poderão participar das próximas etapas que também estão sendo preparadas de forma digital, gerando segurança da trajetória escolar”, diz a PBH.
Pessoas que desejam transferir a matrícula de outras redes para a municipal poderão fazer a inscrição “em breve”, de acordo com a Secretaria de Educação. Haverá um cadastro exclusivo para esses estudantes, que ainda será divulgado.
Fonte: O Tempo
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