Belo Horizonte, 28 de janeiro de 2020. Um filme de terror. Cenas devastadoras em toda cidade. Cenas que parecem não ter fim. Quando a Defesa Civil enviou alertas de chuvas intensas em nossa cidade, ficamos apreensivos mas ninguém imaginava que seria como foi. Foi o maior volume de chuvas da história da nossa cidade.
As mensagens que não paravam de chegar em meu telefone, só aumentavam as nossas preocupações: “Vereador Irlan, olha essa enchente no Mercado Central!”, “Irlan, mais chuvas na Vila Bernardete”, “Barrancos estão desmoronando no Anel Rodoviário”… e assim imagens e mais imagens continuaram a chegar durante toda a noite e madrugada.
Algumas pessoas buscam motivos para colocar a culpa em “A” ou “B”. Mas foram décadas e mais décadas de planejamentos e obras errôneas que Belo Horizonte sofreu. É algo histórico! E não se deixe enganar. Quando criança, eu me recordo nesses momento, o Ribeirão Arrudas quando provocava as enchentes deixando moradores que moravam em suas margens sem suas casas e na área central de nossa cidade comerciantes sofriam com a perda de produtos, anos depois, parte dele foi tampado para aumentar o fluxo de trânsito de automóveis. Na Av. Tereza Cristina as obras no leito prometiam mais segurança e agilidade, mas o que vemos hoje, é o constante transbordamento em sua extensão devido o encontro dos córregos Ferrugem e Arrudas. Em Venda Nova, o histórico problema da Av. Vilarinho onde muitas pessoas perderam vidas e os comerciantes sempre prejudicados.
Durante todo esse período de chuvas, perdemos amigos e amigos que perderam suas casas e pertences. Seja na Regional de Venda Nova ou no Barreiro. Seja na regional Oeste ou Centro Sul. No comércio de rua ou em Shopping da Zona Sul. E como vimos as chuvas não escolhem raça, cor ou condição social.
Minha solidariedade a todos os atingidos e meu COMPROMISSO com a cidade de buscar soluções e lutar por elas sempre.
Concordo o governo deve ser solidario sim
Não acho que seja culpa da chuva ou obra mal executada de infraestrutura,pra mim o que aconteceu no centro sul de belo horizonte,nos arredores do mercado tem parcelas de culpa da população,jogam lixo a riveria nos bueiros vindo estes a não suportar o volume de água e simplesmente inundam tudo que vê pela frente.vamos conscientizar e evitar que tragédias assim aconteçam,a chuva vai continuar e precisamos dela né.minha opinião.obg