ESTATUTO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – SEMINÁRIOS COM PARTICIPAÇÃO POPULAR CONSTRUIRÃO A LEI MUNICIPAL DE INCLUSÃO

A atual legislação municipal possui uma série de normas relativas às pessoas com deficiência, entretanto esta legislação possui várias defasagens e falta de normatização que geram “limitações” à inclusão, como leis esparsas, conflitantes, sem definição e antigas. Neste sentido, o vereador Irlan Melo, juntamente com a comissão de defesa dos direitos das pessoas com deficiência da OAB-MG, entre outras instituições que atuam no segmento, apresenta à cidade o Estatuto Municipal da Pessoa com Deficiência – LEI MUNICIPAL DE INCLUSÃO.

O Estatuto Municipal da Pessoa com Deficiência tem por objetivo atualizar, conciliar, normatizar, aprimorar e propor inovações, definindo as normas municipais sobre os direitos das pessoas com deficiência. Esta lei única será construída com técnicas legislativas e com a participação social de quem vive o dia a dia de uma cidade, e que possua algum tipo de deficiência.

CINCO SEMINÁRIOS PROMOVERÃO PARTICIPAÇÃO E DEMOCRACIA

Uma lei eficiente só pode ser feita de forma horizontal, ouvindo e com a participação dos principais envolvidos, ou seja, a população. Desta forma o vereador Irlan Melo realizará 5 seminários na Câmara Municipal de Belo Horizonte, a fim de ouvir e colher propostas e ideias de instituições, organizações, usuários (cidadãos com deficiência) e pessoas especializadas na causa das pessoas com deficiência.

Os seminários terão como tema:
1. Princípios do Estatuto, atendimento prioritário e assistência social;
2. Acessibilidade nas edificações;
3. Acessibilidade na meio urbano e no transporte público;
4. Educação inclusiva e inserção no mercado;
5. Saúde, habilitação e reabilitação.

 

 

2 Responses to “ Estatuto Municipal – CONHEÇA ”

  1. Teste sugestões para o seminário.

Deixe uma resposta

*
*