Funed desenvolverá teste rápido para detectar a Covid-19 em assintomáticos

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) recebeu sinal verde da Fapemig para começar a desenvolver um novo tipo de teste rápido para a Covid-19 – com resultado em apenas dez minutos – e cujo maior diferencial será a detecção da doença antes mesmo do aparecimento de qualquer sintoma. 

A detecção precoce da Covid-19 é fundamental para definir estratégias de controle da pandemia, como mapeamento dos locais com necessidade de lockdown, isolamento social mais rígido e também sobre onde já se pode iniciar o retorno das atividades sociais.

De acordo com o pesquisador Luiz Guilherme Heneine, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Funed, o novo teste rápido com biossensor preencherá a lacuna entre os dois testes existentes para a Covid-19.

São eles: o teste molecular, que detecta o componente genético do vírus na amostra (RT-PCR); e o imunológico (teste rápido), que detecta os anticorpos IgM e IgG no sangue de paciente e mostra se ele já teve contato com o coronavírus ou não. Este último teste, inclusive, tem realização autorizada pela Anvisa em redes de farmácias do país, no entanto, apresenta uma taxa alta de resultados falso-negativo (de 30% a 40%). 

“Estamos propondo um anticorpo específico para o novo coronavírus, que é colocado nele sendo capaz de detectar os vírus presentes nas amostras dos pacientes, que podem ser coletadas via swab nasal, saliva ou soro”, explica Heneine. Segundo o pesquisador, basta uma gota de amostra depositada no biossensor, e apenas dez minutos de incubação, para obter o resultado do exame.

Mais uma vez, tive a oportunidade de manifestar na Câmara Municipal, sobre a necessidade de estarmos buscando soluções…

Publicado por Irlan Melo em Quinta-feira, 14 de maio de 2020

Fonte: O Tempo

Deixe um comentário