Setembro Verde marca a luta pela inclusão das pessoas com deficiência em BH

Como tema “Rumo a uma cidade inclusiva e sustentável”, a Prefeitura promove atividades para marcar o mês das Pessoas com Deficiência. A programação do Setembro Verde inclui debates, formações e atividades de lazer e pode ser acessada na página do evento. As atividades são organizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Diretoria de Políticas para as Pessoas com Deficiência, em parceria com uma rede de apoio composta por associações, grupos culturais e outros movimentos da cidade.

O objetivo é dar maior visibilidade e apresentar o movimento de luta pelos direitos das pessoas com deficiência na cidade.  Desde 2017, a Prefeitura de Belo Horizonte estendeu o período de realização das ações, definindo setembro como o Mês da Pessoa com Deficiência.

Setembro Verde

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

A cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos, consistindo em uma estratégia de promoção de uma grande campanha que possa destacar, num contexto maior, cada uma das ações que serão realizadas no período.

Deixe um comentário