Esquina entre ruas Maria Beatriz e Úrsula Paulino gera risco a motoristas e pedestres – Confira nossa visita

As condições de segurança do trânsito na interseção das ruas Maria Beatriz e Úrsula Paulino, no Bairro Betânia, foram vistoriadas na ultima sexta-feira. Solicitamos à BHTrans a implantação de sinalização horizontal e vertical e pois essa é uma demanda da comunidade local e dos demais que fazem uso da via. Durante a visita técnica foi possível percebermos os riscos a que estão expostos os pedestres quando tentam atravessar a rua, bem como a dificuldade que os ônibus que vêm da Rua Úrsula Paulino enfrentam para acessar a Rua Maria Beatriz, em decorrência da ausência de uma faixa de retenção de veículos nesta última via.

Como a faixa de retenção de veículos da Rua Maria Beatriz não está mais visível, os carros acabam por aguardar a abertura do semáforo veicular em local impróprio, dificultando a conversão de veículos de grande porte que vêm da Rua Úrsula Paulino, como os ônibus do sistema de transporte público coletivo. Além disso, o constante fluxo de veículos associado à falta de semáforo para pedestres e de faixa para travessia coloca os transeuntes em constante risco. A atual temporização dos semáforos também dificulta a travessia segura dos pedestres, uma vez que, a todo momento, algum dos semáforos veiculares que controla o trânsito no local está aberto, garantindo o fluxo ininterrupto de veículos em ao menos um dos sentidos da Rua Maria Beatriz.

O gerente da BHTrans para as Regionais Barreiro e Oeste, Anderson Leal, explicou que é necessária a implantação de gradil nas duas calçadas da Rua Maria Beatriz, de maneira a impedir que os pedestres atravessem em local inseguro. Além disso, é necessária a implantação de semáforos veicular e para pedestres na mesma via, bem como a revitalização da sinalização horizontal: faixa de pedestres e faixa de retenção de veículos. O gerente da BHTrans afirmou, ainda, que a execução das intervenções demanda a alocação de recursos financeiros ainda não previstos.

Além de requerermos a adoção de medidas que assegurem a qualidade e segurança do trânsito, solicitamos à BHTrans o recapeamento da Rua Úrsula Paulino nas proximidades com a Rua Maria Beatriz, bem como do Executivo a revitalização do canteiro central.

Uma vez que a BHTrans foi ao local e já está ciente da necessidade de intervenções, será encaminhado requerimento ao Gabinete do prefeito Alexandre Kalil (PHS) solicitando a execução das medidas. A adoção das ações necessárias para garantir a segurança de pedestres e motoristas na conjunção das ruas Maria Beatriz e Úrsula Paulino é uma das prioridades do nosso mandato e, portanto, continuaremos trabalhando para que o Executivo atenda às demandas de moradores e demais pessoas que passam pelo local.

Deixe um comentário