Encontro vai reunir prefeituras e vereadores de 20 cidades da Região Metropolitana

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Barragens realizará, na próxima quinta-feira (25/7), de 14h às 17h30, no Plenário Amynthas de Barros, o Encontro das Câmaras Municipais e Prefeituras pela Segurança Hídrica. O objetivo do encontro é a mobilização das cidades cujo abastecimento público de água pode vir a ser comprometido, em caso de rompimento de barragens de rejeitos de mineração, nas Bacias do Rio Paraopeba e do Rio das Velhas.

O evento visa aglutinar forças na luta pela disponibilidade de água em quantidade e qualidade para os municípios e seus habitantes, considerando-se a existência de barragens de mineração nas referidas bacias hidrográficas. Segundo a CPI, várias dessas barragens estão em situação preocupante em termos de segurança e estabilidade, podendo impactar mananciais e pontos de captação de água destinados ao abastecimento público, bem como afetar as comunidades, a estrutura urbana e os bens ambientais do entorno.

Relator da Comissão, o vereador Irlan Melo tem alertado sobre a possível crise hídrica em BH. Caso haja ruptura de barragem de rejeitos de mineração na Bacia do Rio das Velhas, eventual paralisação da captação nesse curso d’água poderia paralisar o fornecimento de água para aproximadamente 40% da RMBH e em torno de 70% para a capital, sendo que municípios como Sabará e Raposos – os quais dependem 100% dessa captação – poderiam ficar completamente desabastecidos, sabendo-se que o Sistema Integrado do Rio das Velhas da Copasa não conta com represas de água bruta, como no Sistema do Paraopeba.

Convidados e Membros da CPI

Foram convidados para o encontro a Prefeitura de Belo Horizonte e as Prefeituras e Câmaras Municipais de Contagem, Betim, Esmeraldas, Sabará, Santa Luzia, Nova Lima, Raposos, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Brumadinho, Sarzedo, Ibirité, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Mário Campos, Mateus Leme, Juatuba, Lagoa Santa, São José da Lapa e Pedro Leopoldo.

Deixe um comentário