Anel Rodoviário receberá três áreas de escape

Anel Rodoviário receberá áreas de escape

Os números de acidentes com vítimas no Anel Rodoviário são alarmantes. Entre 20017 e 2016 foram mais de 25.219 acidentes.

Para se ter uma ideia população de BH em 2016, segundo o IBGE, era de 2.513.451 pessoas. É como se 1% da população de BH tivesse se envolvido em algum tipo de acidente no Anel Rodoviário.

Desde 2017, em seus primeiros dias de mandato, o vereador Irlan Melo tem buscado alternativas e insistido com o poder público para a implantação das ÁREAS DE ESCAPE. Elas irão, comprovadamente, reduzir o número de acidentes na rodovia.

Elas podem ser instaladas em pontos críticos da descida do Anel Rodoviário na região do Bairro Betânia, com o objetivo de conter veículos pesados sem freio. Em outras palavras, um projeto de baixo custo que vai salvar vidas até que obras mais complexas sejam realizadas.

Desde abril de 2017, Irlan Melo apresentou o requerimento para criação da COMISSÃO ESPECIAL PARA ESTUDOS E FISCALIZAÇÃO ACERCA DO ANEL RODOVIÁRIO. 

Já foram, portanto, mais de 20 ações de seu mandato em função do assunto Anel Rodoviário. Entre elas, reuniões, audiências públicas, vários requerimentos expedidos e visitas técnicas.

Em 29/08/2017 o vereador esteve na Procuradoria Geral do Município onde se reuniu com o Procurador Geral, Dr.Tomaz Rezende. Ele apresentou requerimento, com documentos indicativos para que o Município de Belo Horizonte. O objetivo foi buscar judicialmente a outorga da administração do Anel Rodoviário.

Áreas de escape diminuirão acidentes no Anel Rodoviário

Além disso, em fevereiro de 2019 o vereador Irlan Melo esteve mais uma vez na Via 040, concessionária responsável pelo Anel. A importância do encontro se deu por seu caráter decisório.

Entretanto a PBH e a ANTT e também a própria via 040 já estão de acordo com a criação dessas áreas.

Depois disso, em março de 2019 em audiência pública, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) se propôs, em conclusão, a financiar o projeto. As obras compreenderam, portanto, a criação de três áreas de escape no Anel Rodoviário.

A proposta foi feita por meio da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). A audiência pública aconteceu na manhã do dia 13/03, na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

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