Brasileiros criam sistema que movimenta cadeira de rodas a partir de expressões faciais

De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 45 milhões de pessoas com deficiência (PCDs), o que destaca a importância do desenvolvimento de tecnologias assistivas que melhorem a qualidade de vida e promovam a inclusão, em todos os aspectos.

Uma dessas soluções foi desenvolvida pela Hoobox Robotics, de São Paulo. A startup criou um sistema capaz de traduzir expressões faciais em comandos para controlar uma cadeira de rodas, sem exigir sensores corporais, nem treinamento.

Veja também: TV SIMI: exposição reúne soluções inovadoras para pessoas com deficiência

Hoje o Wheelie, como o projeto foi batizado, reconhece até 9 expressões faciais, como um beijo, um sorriso, um levantar de sobrancelhas e micro movimentos nos olhos, transformando-os em comandos para controlar uma cadeira de rodas, como ir para frente, para trás, virar à esquerda e à direita.

A solução, desenvolvida com o apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da Fapesp, foi pensada para permitir que o usuário também consiga se expressar sem movimentar o equipamento involuntariamente. Durante uma conversa, por exemplo, o sistema desabilita o uso das expressões. Além disso, o Wheelie prevê quando a pessoa vai tossir, espirrar e bocejar.

VEJA O VÍDEO!

Deixe um comentário