Autismo e a volta às aulas – Dicas

Autismo e a Volta as aulas

Autismo. Para muitos pais ainda é um desafio. Li uma matéria recentemente publicada no blog da minha amiga e parceira Dra. Ana Lúcia de Oliveira. À frente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-MG, a Dra.

Ana Lúcia compartilhou esta importante matéria em que dicas relativas à volta às aulas são dadas à pais de crianças com autismo. Assim como a Dra Ana Lúcia, faço parte da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-MG.

Desde que me tornei vereador, milito para que as pessoas com deficiência tenham seus direitos respeitados.

Como vereador tenho trabalhado muito para que Belo Horizonte se torne uma cidade de fato, inclusiva. E acho muito importante que todos tenham acesso à informação e se sintam respeitados.

_____________________________________________________________________________

Fevereiro chegando e a criançada está se preparando para voltar a rotina escolar e, se essa mudança no dia a dia não for bem planejada, podemos prejudicar todo um ano de ensino.

Autismo e dicas para os pais

Para você que sempre pede esse tema, estou passando para deixar algumas dicas para facilitar esse momento:

➡

 Tire fotos da escola, da sala de aula e da nova professora. Mostrar ao aluno onde ele estudará e quem estará com ele, ensinando-o, durante o período na escola, tornará a transição de ambiente mais confortável.

➡

 Acostume o aluno com a rotina escolar. Antes do início das aulas, estimule seu filho a dormir e a acordar no horário adequado, como se já estivesse frequentando a escola.

➡

 Separe alguns itens representativos. Permita que seu filho leve à escola, ao menos nos primeiros dias de aula, alguns objetos familiares com os quais se identifica em casa.

Livros e brinquedos com os quais já está habituado, por exemplo, podem aumentar a sensação de segurança das crianças quando colocadas em um novo ambiente.

➡

Repasse a rotina visual das atividades que serão realizadas na escola. Simular atividades como sentar-se na cadeira para pintar, formar fila para ir ao parque e lanchar, bem como regras visuais de comportamentos esperados, como falar baixo e seguir instruções da professora, são importantes para inserir seu filho na nova rotina.

A insegurança é comum e, muitas vezes, inerente às mudanças. A antecipação com o apoio de dicas visuais é importante.Qualquer dúvida, conte comigo.Abraço.

Leia também sobre a importância do combate ao bullying

Fábio – Coelho Diretor Academia do Autismo

Artigo retirado do blog analuciadireito.blogspot.com

Deixe um comentário